Múltiplas parcerias para a estimular a formação de professores de alemão

Alunos e professores da UERJ envolvidos na parceria com a Pädagogische Hochschule Heidelberg


Conheça os projetos de cooperação do Instituto de Letras da UERJ com universidades da Alemanha

Relato da Profa. Gabriela Marques-Schäfer (UERJ)

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) vem desde 2011 desenvolvendo vários projetos de cooperação acadêmica com diferentes instituições de ensino superior da Alemanha na área de formação de professores e tornando-se assim um centro de pesquisa e trabalho de referência no Brasil. 


Parceria com a Universidade de Jena
O primeiro convênio internacional na área de formação de professores de alemão da UERJ foi firmado com a Universidade de Jena. Por meio de uma Germanistische Institutspartnerschaft (GIP), iniciativa do Prof. Dr. Hermann Funk (Universidade de Jena) e da Profa Dra. Magali Moura (UERJ), com apoio do DAAD, houve entre 2011 e 2013 intercâmbio docente e discente, e a realização de eventos na Alemanha e no Brasil. Em 2012, foi publicado o primeiro volume Kulturdidaktik, com artigos de professores-pesquisadores alemães e brasileiros sobre o tema “Didática da Cultura no Ensino de Língua Alemã”. 

Em 2014, sob coordenação dos mesmos professores, foi aprovado um novo tipo de cooperação por meio do Programa Unibral CAPES/DAAD. Desde então, oito alunos da UERJ foram contemplados com uma bolsa de estudos de um semestre na Universidade de Jena e dois, com uma bolsa de um ano. Além disso, já foram recebidos na UERJ dez mestrandos da Universidade de Jena, que cursaram disciplinas na pós-graduação em Letras, Linguística, e realizaram estágio docente. Os créditos obtidos pelos alunos brasileiros na Universidade de Jena são reconhecidos automaticamente pela UERJ graças a uma tabela de equivalência aprovada por ambas as universidades. O Programa Unibral possibilitou a realização de eventos e a publicação do segundo livro da série Kulturdidaktik (2014), bem como a publicação de mais dois livros da série Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis (2014 e 2015) — o terceiro volume será lançado até o final de 2017. O convênio de cooperação internacional com a Universidade de Jena, que também sempre contou com a colaboração das Profa. Dra. Roberta Stanke e Profa. Dra. Tânia Saliés, passou a ser coordenado, em 2017, pelo Prof. Dr. Ebal Bolácio.


Parceria com a Universidade de Gießen
Sob coordenação das professoras Dra. Gabriela Marques-Schäfer e Dra. Verena Dolle, foi firmado em 2015 um convênio com a Universidade de Gießen, cujo objetivo principal é fomentar a mobilidade de estudantes, em especial de estudantes de português e alemão. Por conta própria, alunos da instituição alemã já vieram realizar um semestre de estudos na UERJ e os primeiros estudantes brasileiros começam a ir para Gießen em 2017.

Com o projeto de extensão e pesquisa CALIC (Consultoria e Aprendizagem de Línguas e Cultura), a Profa. Gabriela Marques-Schäfer visa trazer para o contexto universitário brasileiro práticas de consultoria de aprendizagem individualizadas para o desenvolvimento da autonomia dos aprendizes, bem como de estratégias de aprendizagem. Além disso, o Projeto CALIC (www.calic.uerj.br) vem oferecendo, na UERJ e em instituições parceiras, treinamentos de comunicação intercultural para estudantes que desejam estudar no exterior. A parceria com a Universidade de Gießen também vem se consolidando por meio do Projeto de E-Tandem, desenvolvido em parceria com a Profa. Dra. Hélène Martinez. A cooperação com Gießen fortaleceu-se, ainda, com a criação de uma vaga de professor-leitor de português brasileiro, indicado e selecionado pela UERJ, para trabalhar no Instituto de Romanística da universidade alemã por dois anos. Para o período de 2016 a 2018 está em Gießen o professor Raphael dos Santos, mestre em Linguística pela UERJ.

Parceria com a Escola Superior de Educação de Heidelberg (Pädagogische Hochschule Heidelberg)
Outra parceria do Setor de Alemão da UERJ na área de formação de professores vem sendo desenvolvida desde 2015 com a PH Heidelberg e a Jun.- Prof. Katrin Biebighäuser. O objetivo é fomentar o uso de tecnologias (móveis) no processo de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. Por meio do Projeto CALIC-Tech, todo semestre, é oferecido um programa de E-Tutoria aos alunos de alemão do Brasil e da Alemanha. Eles formulam e resolvem atividades didáticas, além de dar feedback corretivo uns para os outros. Com diferentes formatos, o programa oferece aos envolvidos uma oportunidade inovadora de praticar conhecimentos linguísticos, culturais e didáticos adquiridos ao longo da licenciatura e contribui, assim, para a aprendizagem autônoma fora da sala de aula.

Parceria com a Universidade de Lüneburg
Em 2017, está se iniciando um projeto inovador com o Prof. Dr. Torben Schmidt, da Universidade de Lüneburg, cujo objetivo será desenvolver um Chatbot no Facebook para aprendizagem de alemão como língua estrangeira mediada por tecnologia móvel. Com o auxílio de um Chatbot os aprendizes de alemão terão oportunidade de praticar seus conhecimentos linguísticos em um ambiente de comunicação síncrono, lúdico, menos hierarquizado e autêntico. Além disso, alguns aspectos de gamificação, como pontos e fases, serão oferecidos aos alunos para que eles cumpram suas tarefas diárias e deem reciprocamente feedback sobre suas produções orais enviadas em mensagens de áudio.

Calendário de eventos

< Januar 2025 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
01    
01
02
03
04
05
02
06
07
08
09
10
11
12
03
13
14
15
16
17
18
19
04
20
21
22
23
24
25
26
05
27
28
29
30
31