Duas décadas de cooperação na Engenharia Elétrica

Conheça as parcerias da Universidade Federal do Ceará com instituições de ensino alemãs

Relato do Prof. Fernando Luiz Marcelo Antunes (UFC)

 

O estado do Ceará e a Alemanha têm características climáticas e culturais bem distintas, entretanto, têm em comum o destaque no uso das fontes renováveis de energia para produção de energia elétrica. Esse interesse comum fez com que em 1993 o estudante de Engenharia Mecânica da Universidade de Karlsruhe Franz Kininger, sem qualquer apoio institucional ou convênio, procurasse o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará (UFC) para fazer seu Diplomarbeit (trabalho de conclusão de curso) no desenvolvimento de um sistema híbrido eólico fotovoltaico para alimentar uma máquina de produção de gelo. O sistema foi implantado numa comunidade litorânea a 90 km de Fortaleza chamada Prainha do Canto Verde (foto).

Após dois anos, Franz retorna à Alemanha como funcionário da Universidade de Kassel. Iniciava-se, assim, o contato entre a UFC e a Uni-Kassel. Com apoio do CNPq e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), esforços conjuntos resultaram em 1997 no projeto “Desinfecção e Preparo de Água Potável para Regiões Isoladas por meio de Eletrólise de Cloro com Suprimento de Energia Solar Fotovoltaica”. Além do intercâmbio de pesquisadores de ambos os países, o convênio possibilitou a implantação, em 1998, de um sistema de purificação de água alimentado por energia solar fotovoltaica na comunidade de Coité das Pedreiras, a 25 km de Fortaleza.


O intercâmbio de estudantes e cientistas entre a Uni-Kassel e a UFC na área de tecnologias para energia renováveis tornou-se mais intenso a partir de 2001 com o programa UNIBRAL-CAPES/DAAD. A parceria focou especificamente a produção de energia elétrica utilizando energias renováveis. Os objetivos eram formar profissionais com habilidade nas tecnologias de sistemas para energias renováveis para atender à demanda crescente do país e do estado do Ceará em particular, estabelecer um relacionamento sólido entre cursos de graduação e pós-graduação de ambas as instituições e promover projetos conjuntos de pesquisa. Essa parceria recebeu financiamento até o ano de 2007 e influenciou de maneira muito positiva o programa de pós-graduação, bem como o curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFC, beneficiando 28 estudantes brasileiros e 15 alemães. A parceria entre as duas instituições continuou, por exemplo, com estágios de pós-doutorado e a colaboração em publicações científicas.


Novas possibilidades em Colônia
Em 2008, a UFC firmou nova parceria com uma instituição alemã, desta vez com a Technische Hochschule Köln (TH Köln), por meio do programa UNIBRAL-CAPES-DAAD. Com o tema “Redes Elétricas Inteligentes para Produção de Energia Elétrica totalmente a partir de Fontes Renováveis”, a proposta está em vigência até o final de 2017. O balanço de participantes é muito positivo: 36 estudantes brasileiros e 42 alemães frequentaram a universidade parceria, cinco pesquisadores brasileiros e quatro alemães desenvolveram atividades de pesquisa na instituição do outro país, três doutorandos da UFC fizeram estágio sanduíche na TH Köln, três estudantes do mestrado da TH Köln fizeram estágio sanduíche na UFC, quatro monografias foram realizadas com co-orientação e um livro foi traduzido.


Numa avalição de resultados focada nos números, cabe destacar que, dos cerca de 70 brasileiros que participaram como alunos do programa UNIBRAL, quase todos atuam no Brasil, em empresas nacionais ou multinacionais, como pesquisadores em universidades, ou cursam doutorado no Brasil e no exterior. Cinco brasileiros exercem suas atividades profissionais na Alemanha. Dos 50 alemães participantes, a maioria trabalha na Alemanha, quatro têm vínculo profissional com o Brasil e um atua profissionalmente em Brasília.


Atualmente, discute-se muito a internacionalização das universidades no Brasil e na Alemanha. Um dos motores desse movimento, certamente, é a criação da Rebralint. As parcerias aqui descritas buscam reforçar a internacionalização da UFC. Esta implementou algumas medidas para facilitar a mobilidade dos participantes de intercâmbio. Entre elas, destacam-se as alterações no regimento para permitir o aproveitamento de disciplinas cursadas em outras universidades.

Finalmente, cabe ressaltar que a parceria da UFC com a Universidade de Kassel (Uni-Kassel) e com a Universidade Técnica de Colônia (TH-Köln) estendeu-se à Universidade de Kiel. Numa busca por apoio financeiro e institucional para essa sólida rede parceira, esforços de pesquisadores das três instituições alemãs, notadamente do Centro de Energias renováveis da TH-Köln, do Centro de Excelência em Geração Distribuída da Uni-Kassel e do Instituto de Engenharia Elétrica da Christian-Albrecht-Universität zu Kiel, resultaram na submissão de uma proposta ao programa PROBRAL (CAPES-DAAD) em 2017. O objetivo da é a formação de recursos humanos em nível de doutorado, o aperfeiçoamento de docentes, intercâmbio de pesquisadores e alunos de pós-graduação a partir de 2018. 

Calendário de eventos

< Januar 2025 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
01    
01
02
03
04
05
02
06
07
08
09
10
11
12
03
13
14
15
16
17
18
19
04
20
21
22
23
24
25
26
05
27
28
29
30
31