Notícias e eventos

18.05.2017

Recife recebe o I Encontro Regional da Rebralint

O I Encontro Regional da Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior teve a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como palco. Realizado nos dias 9 e 10 de maio de 2017 no Auditório Carlo Borghi do Departamento de Energia Nuclear da UFPE, o evento teve como objetivo divulgar a criação da Rebralint e estimular os pesquisadores locais e regionais a manter e ampliar as cooperações científicas e parcerias com pesquisadores da Alemanha. A sessão de abertura contou com a presença da Dra. Martina Schulze, diretora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), e dos Pró-Reitores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), além de representantes da Cooperação Internacional dessas instituições. O encontro contou com 83 participantes, entre docentes e discentes, inclusive de outros estados do Nordeste. Do total de presentes, 56 eram da UFPE.

Martina Schulze ministrou uma palestra com o tema “O papel do DAAD na Cooperação Acadêmica-Científica com o Brasil: Avanços e Desafios”. Em seguida, a assessora da cooperação internacional da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), Dra. Aronita Rosenblatt, falou sobre o papel dessa instituição no fortalecimento da cooperação dos pesquisadores pernambucanos com a Alemanha. Já Maria do Carmo Sobral, professora da UFPE e vice-presidente da Rebralint, e Fernando Antunes, professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Conselheiro da Região Nordeste da Rebralint, apresentaram os objetivos da nova Rede e as expectativas de ampliação das parcerias existentes no Nordeste. Foram também realizadas mesas-redondas sobre as experiências bem-sucedidas de cooperação com a Alemanha de pesquisadores da região. A visão institucional e perspectivas das universidades presentes foram parte de outro debate, focado na tentativa de se identificarem oportunidades de ações conjuntas. Ainda como parte da programação do encontro, o professor visitante do DAAD no Rio de Janeiro, Paul Voerkel, fez uma palestra sobre estratégias para aprender alemão e estudar na Alemanha, que foi muito esclarecedora para novos alunos interessados em se preparar nesse sentido.

O I Encontro Regional da Rebralint foi concluído com o levantamento de propostas para uma agenda futura de parceria Brasil-Alemanha, com participação das universidades e do DAAD. A meta é abrir novos rumos para a cooperação já consolidada com a Alemanha e assegurar Pernambuco como um centro de referência nesse intercâmbio científico.

 


<< zurück zur Übersicht

Calendário de eventos

< November 2018 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
44      
01
02
03
04
45
05
06
07
08
09
10
11
46
12
13
14
15
16
17
18
47
19
20
21
22
23
24
25
48
26
27
28
29
30