Notícias e eventos

19.04.2018

Rebralint promove o II Encontro Anual no Rio de Janeiro

Rebralint promove o II Encontro Anual no Rio de Janeiro
Os membros da Rebralint no II Encontro Anual no Rio de Janeiro

Unindo uma reflexão sobre 2017 e o planejamento para 2018-2019, os membros da Rede Brasil-Alemanha Internacionalização do Ensino Superior (Rebralint) se reuniram no Rio de Janeiro para o II Encontro Anual nos dias 12 e 13 de abril. Foi a primeira vez que o grupo promoveu uma assembleia geral após a fundação da rede, em março de 2017, o que permitiu formalizar o ingresso de quatro novos membros: Carlos Frederico Graeff (Universidade Estadual Paulista – Física), Ernesto Schulz Lang (Universidade Federal de Santa Maria - Química), Marta Cardoso Castello Branco Garzon (Universidade Federal de Juiz de Fora - Música) e Vitor Geraldi Haase (Universidade Federal de Minas Gerais - Psicologia). No evento, os professores puderam apresentar seu histórico de cooperação acadêmica com parceiros alemães.

Os trabalhos foram iniciados com um balanço das atividades da rede em seu primeiro ano de atuação, que se concentrou em apresentar a Rebralint à comunidade acadêmica brasileira em diferentes eventos, da própria rede ou de parceiros, como a FAUBAI (Associação Brasileira de Educação Internacional). Foi no congresso anual dessa associação em março de 2017, em Porto Alegre, que a presidente da Rebralint, Gabriela Marques-Schäfer (UERJ), levou a rede a público pela primeira vez, expondo sua missão e objetivos. Com propósito similar, outros membros da rede participaram de eventos em suas universidades: por exemplo, o Prof. Marcelo Protázio (UFPA) falou sobre a Rebralint na XXIII Semana da Estatística da UFPA e o Prof. Edjair de Souza Mota (UFAM) apresentou a rede em sua universidade junto com uma palestra do DAAD sobre pesquisa e estudos na Alemanha. A Rebralint também esteve representada na I Feira de Internacionalização da UnB com uma palestra do Prof. Juliano Benvindo (UnB).

Os maiores eventos foram realizados no Recife, Santo André e Rio de Janeiro. A vice-presidente da Rebralint, Profa. Maria do Carmo Sobral, promoveu na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) o Seminário sobre Parcerias Acadêmicas com a Alemanha para Internacionalização do Ensino Superior, nos dias 9 e 10 de maio. Já em Santo André a iniciativa foi do Prof. André Brandão, que realizou o I Dia da Alemanha na UFABC, em 24 de agosto. O evento foi tão bem recebido na Universidade Federal do ABC que será repetido em 2018. Fechando o calendário de 2017, foi realizado o I Simpósio Rebralint do Estado do Rio de Janeiro, na UERJ, em dezembro.

Fortaleza receberá primeira grande atividade do ano 
No II Encontro Anual, foi estabelecida uma agenda de atividades para 2018-2019, que terá como primeiro destaque um evento na Universidade Federal do Ceará em 22 e 23 de maio: o “UFC – Alemanha: Conquistas e Perspectivas”, organizado pela Pró-reitoria de Relações Internacionais da UFC, junto com Reseda Streb, professora visitante do Serviço Alemã de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) na UFC, e Fernando Antunes, professor da universidade e representante da Rebralint.

O encontro em abril no Rio de Janeiro teve, ainda, uma série de palestras. Cyntia Sandes Oliveira, assessora da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES, detalhou o Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) e tirou dúvidas dos membros da Rebralint. Já Martina Schulze, diretora do DAAD para o Brasil, apresentou algumas novidades e planos da organização, como a oferta de bolsas no contexto do PrInt para doutorandos alemães interessados em fazer pesquisa no Brasil. Marcio Weichert, Coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo (DWIH-SP), fez um panorama sobre a atuação do Centro e as possibilidades de cooperação com instituições brasileiras.

 


<< zurück zur Übersicht

Calendário de eventos

< März 2024 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
09        
01
02
03
10
04
05
06
07
08
09
10
11
11
12
13
14
15
16
17
12
18
19
20
21
22
23
24
13
25
26
27
28
29
30
31