Notícias e eventos

29.08.2017

Dia da Alemanha na UFABC supera expectativas

A Rebralint deu início às atividades na região do ABC Paulista: em parceria com a Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC, a rede promoveu no dia 24 de agosto, em Santo André, um evento para aproximar a comunidade acadêmica local e instituições alemãs representadas no Brasil. O I Dia da Alemanha na UFABC reuniu mais de cem professores, pesquisadores e alunos de graduação, mestrado e doutorado em uma tarde de apresentações e conversas sobre oportunidades de colaboração com instituições alemãs.

A iniciativa foi do representante da Região Sudeste da Rebralint, André Luiz Brandão, que aproveitou para apresentar a rede e, ainda, atender interessados em mobilidade acadêmica. Brandão comemorou o grande interesse despertado pela atividade: “O público foi surpreendente, pois a universidade tem divisão acadêmica em quadrimestres e o evento ocorreu no período de recesso entre o segundo e o terceiro quadrimestres, ou seja, num dia sem atividades didáticas”.

Expectativa de que evento seja realizado todo ano

O 1º Dia da Alemanha na UFABC foi iniciado com as palestras das organizações alemãs em um anfiteatro da universidade. A diretora do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Martina Schulze, apresentou o histórico de atividades do órgão no Brasil, bem como do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH-SP). Já Francine Camelim, representante do Centro de Informações do DAAD, fez uma palestra sobre as oportunidades de fomento e bolsas na Alemanha. A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) foi representada por Christiane Wolf, que expôs oportunidades de cooperação e acordos existentes com instituições brasileiras. Participaram, ainda, do evento as seguintes instituições de ensino: Aliança Universitária da Região do Ruhr (UA Ruhr), Universidade Livre de Berlim (FU Berlin) e Universidade Técnica de Munique (TUM), apresentadas por Stephan Hollensteiner, Nora Jacobs e Sören Metz, respectivamente. Na segunda etapa do evento, os participantes receberam orientação individual sobre pesquisa e estudos na Alemanha nas mesas de atendimento.

O chefe da Assessoria de Relações Internacionais da UFABC, o professor Carlos Kamienski, apresentou dados sobre a internacionalização da UFABC, com foco especial na cooperação com a Alemanha. Ele citou, por exemplo, que, nos anos de 2016 e 2017, 64 alunos da universidade foram estudar em 38 instituições diferentes na Alemanha. O evento foi encerrado pelo Reitor Klaus Capelle, que é alemão. Em sua fala, ele destacou a importância das parcerias acadêmicas entre Brasil e Alemanha. A expectativa é que o Dia da Alemanha na UFABC torne-se um evento anual e possa ampliar as oportunidades de mobilidade acadêmica e cooperação internacional na região do ABC Paulista.

 


<< zurück zur Übersicht

Calendário de eventos

< November 2018 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
44      
01
02
03
04
45
05
06
07
08
09
10
11
46
12
13
14
15
16
17
18
47
19
20
21
22
23
24
25
48
26
27
28
29
30