Nossa estrutura | Unsere Struktur

A Rebralint reúne professores pesquisadores de diversas instituições do Brasil e da Alemanha. Apresentamos a estrutura da Rede, acompanhada das biografias acadêmicas e contatos dos integrantes que atuam nos Conselhos Diretor, Deliberativo e Fiscal, bem como a lista dos demais membros fundadores:

Rebralint vereint Professoren und Forscher aus verschiedenen Institutionen in Brasilien und Deutschland. Wir stellen hier die Struktur unseres Netzwerks vor, gefolgt von den akademischen Lebensläufen (Link zum Curriculum in der brasilianischen Wissenschaftsdatenbank Lattes) und den Kontakten der Mitglieder des Direktoriums, des wissenschaftlich-akademischen und des finanziellen Vorstands, sowie der Liste der weiteren Gründungsmitglieder:

Conselho Deliberativo | Vorstände nach Region

Conselho Fiscal | Finanzvorstand


Saiba mais sobre os membros dos conselhos da Rebralint

Erfahren Sie hier mehr über die Mitglieder von Rebralint:

André Luiz Brandão

Universidade Federal do ABC
Contato: brandao@daad-alumni.de
> Abrir currículo lattes
André Luiz Brandão concluiu o Doutorado em Computação no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2013 e, o Mestrado em Informática na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2006 e é Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Maria. Desde 2009, coordena a iniciativa Jecripe (www.jecripe.com), cujo objetivo é desenvolver jogos para pessoas com necessidades especiais. Atualmente, é professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Pesquisador Externo do Deutsches Forschungszentrum für Künstliche Intelligenz Kaiserslautern (DFKI-Kaiserslautern), onde trabalhou entre 2011 e 2012, com auxílio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Tem experiência com Jogos Digitais, Informática na Educação, Interação Humano-Computador e Visão Computacional.

  

Edjair de Souza Mota

Universidade Federal do Amazonas

Contato: edjair@icomp.ufam.edu.br

> Abrir currículo lattes

Fez graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), mestrado em Informática pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutorado em Informática pela Technische Universität Berlin (TU Berlin), e pós-doutorado pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Atualmente, é professor associado do Instituto de Computação da UFAM. Suas áreas de interesse incluem comunicação multimídia em redes sem fio, redes oportunistas, redes tolerantes a atrasos e desconexões e avaliação de desempenho. Atuou em cooperação com a Universidade de Tübingen na área de voz sobre IP, e está iniciando um projeto de cooperação com a Technische Universität Dresden (TU Dresden) na área de redes oportunistas.

 

Fernando Luiz Marcelo Antunes

Universidade Federal do Ceará

Contato: fantunes@dee.ufc.br

Fez graduação em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Ceará e em Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo e doutorado pela Loughborough University of Technology, na  Inglaterra, em 1991. É Professor Titular do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Ceará na área de eletrônica de potência, energia renovável e drivers LED. Desde 1998, Fernando Antunes mantém projetos de pesquisa e intercâmbio de estudantes com universidades da Alemanha. Com a Universidade de Kassel e o instituto Fraunhofer IWES desenvolveu parcerias entre 1998 e 2007. Já com a Technische Hochschule Köln (TH Köln) mantém projetos desde 2008.

 

Gabriela Marques-Schäfer

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Contato: rebralint@gmail.com
> Abrir currículo lattes
Fez doutorado integral na Justus-Liebig-Universität Gießen (JLU), na Alemanha, em Linguística Aplicada, com bolsa DAAD/CAPES, mestrado em Estudos da Linguagem na PUC-Rio, com bolsa do CNPq, e graduação em Letras Português-Alemão na UFRJ. Atualmente, Gabriela Marques-Schäfer trabalha como Professora Adjunta de Língua Alemã na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordena atividades de pesquisa e cooperação acadêmica com a própria JLU Gießen e a Escola Superior de Educação de Heidelberg, buscando fomentar a mobilidade de estudantes, a publicação de artigos e a organização de eventos internacionais. Apoia também a realização de projetos de intercâmbio voltados para o desenvolvimento de competência didática, linguística e intercultural de futuros professores de alemão no Brasil e na Alemanha.

 

 

Joachim Werner Zang

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás

Contato: joachim.zang@ifg.edu.br

> Abrir currículo lattes

Fez doutorado em Ciências Naturais na Área de Geociências da Johannes Gutenberg Universität Mainz (1994), na Alemanha. Atualmente, é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) e no Mestrado na área de Tecnologia de Processos Sustentáveis. É também pesquisador no IBG2 do FZ Jülich (Centro de Pesquisa Jülich), na Alemanha, e líder de grupo de pesquisa NUPTECS. Responsável no IFG pela cooperação com a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) e a Hochschule Trier (HS Trier) desde 2004, com apoio do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Joachim Zang é responsável no IFG, ainda, pela cooperação com o Centro Alemão de Pesquisa em Biomassas (DBFZ), Universidade de Rostock, FZ Jülich, Leibniz Centre ZALF, Fraunhofer, CLIB2021 e FH Aachen, entre outras instituições. É pesquisador nos projetos “No Waste” da União Europeia, junto com Finlândia, França, Alemanha, Marrocos e China (2013-2017); Projeto “i-NoPa”: Bioeconomia sustentável no Brasil 2014-2015; PURESBIO, ASHES e ProBioSyn - Brasil-Alemanha (até 2018). Zang organiza seis eventos anuais com o tema “Encontro Brasileiro-Alemão para Produção Sustentável no Cerrado” no IFG. 

 

 

João Marcelo Brazão Protázio

Universidade Federal do Pará

Contato: mprotazio@ufpa.br

> Abrir currículo lattes

É Bacharel em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestre em Ciências e Engenharia de Petróleo pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Doutor em Ciências Naturais pelo Zentrum für Marine Tropenökologie, na Universidade de Bremen, na Alemanha (2007). Realizou o Pós-Doutorado no Max-Planck-Institut für Ornithologie, em Seewiesen, na Alemanha, e atualmente é Professor Associado da Faculdade de Estatística da Universidade Federal do Pará, pesquisador colaborador do Max-Planck-Instituts für Ornithologie e da Universidad Juarez del Estado de Durango (México). Possui vasta experiência na área de Matemática e Estatística Aplicadas.

 

 

Jorge Antonio Silva Centeno

Universidade Federal do Paraná 

Contato: centeno@ufpr.br

> Abrir currículo lattes

Nascido em La Paz, na Bolívia, Jorge Antonio Silva Centeno possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1988), mestrado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Geodésia pela Universidade de Karlsruhe (2000). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Participa ativamente de programas de intercâmbio com o Karlsruher Institut für Technologie (KIT) e a Hochschule für Technik Stuttgart desde 2001.

 

 

Juliano Benvindo

Universidade de Brasília

Contato: juliano@UnB.br

> Abrir currículo lattes

Juliano Zaiden Benvindo é Professor de Direito Constitucional da Universidade de Brasília (UnB). É coordenador do Centro de Direito Constitucional Comparado da UnB e bolsista de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui Doutorado pela Universidade Humboldt de Berlim, na Alemanha, em conjunto com a Universidade de Brasília (2009). Entre 2013 e 2014, trabalhou como pesquisador visitante do Centro de Direito e Política Europeias (ZERP) da Universidade de Bremen. Publica artigos e livros em inglês e português em distintos periódicos e editoras. Desde 2014 tem contribuído regularmente com artigos para o I-CONnect, o blog do International Journal of Constitutional Law.

 

 

Karen Valverde Pontes

Universidade Federal da Bahia

Contato: karenpontes@ufba.br

> Abrir currículo lattes

Doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pela Universidade RWTH Aachen na Alemanha. Mestre em Engenharia Química pela Unicamp e graduada em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Retornou para a Alemanha entre 2010 e 2011 para um estágio pós-doutoral na RWTH Aachen. Desde 2011 organiza a Summer School na UFBA, um evento bianual com a cooperação da Technische Universität Berlin (TU Berlin), RWTH Aachen e Technische Universität Dortmund (TU Dortmund), patrocinado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial (PEI) da UFBA.

 

 

Lilian Gregory

Universidade de São Paulo

Contato: lgregory@usp.br

> Abrir currículo lattes

Graduada na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Lilian Gregory desenvolveu duas iniciações científicas na área de Leucose Bovina, sob orientação do Prof. Dr. Eduardo Harry Birgel. Realizou o Mestrado em Clínica Veterinária também na Universidade de São Paulo. Doutora em Clínica da Obstetrícia e Ginecologia pela Tierärztliche Hochschule Hannover (TiHo Hannover), onde apresentou a tese "Die katarralische Mastitis des Rindes: Ätiologie, Therapie und Häufigkeit” em 1999. Em sua carreira acadêmica, continuou trabalhando com os pesquisadores alemães e realizou dois pós-doutorados na Freie Universität Berlin (FU Berlin).

 

 

Marcio Lobo Netto

Universidade de São Paulo – Escola Politécnica

Contato: marcio.netto@usp.br

> Abrir currículo lattes

Professor Associado da Escola Politécnica da USP no Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos. Membro da Comissão de Relações Internacionais dessa escola, com forte atuação na cooperação com instituições de ensino superior alemãs, onde coordena convênios acadêmicos, incluindo de Dupla Titulação. Doutor em computação pela Technische Universität Darmstadt (TU Darmstadt). Atualmente seu foco de atuação é em Computação Cognitiva, explorando, entre outros, aplicações de suporte a mobilidade baseadas em inteligência computacional, em cooperação com instituições alemãs.

 

 

Marcos Venicius Soares Pereira

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Contato: marcospe@puc-rio.br
> Abrir currículo lattes
Possui o título de Doutor em Engenharia Mecânica (1993) pela Universidade de Kassel. Professor Associado do Departamento de Engenharia Química e de Materiais da PUC-Rio e Professor Titular do CEFET-RJ. Atualmente, coordena o projeto “Aprimoramento das Tecnologias de END no Setor de Energia Eólica”, fruto de uma parceria entre a PUC-Rio, a Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção (ABENDI) e o órgão alemão Bundesanstalt für Materialforschung und –prüfung (BAM). O projeto se propõe a desenvolver procedimentos e difundir conhecimentos de ensaios não destrutivos específicos para aplicações em estruturas e componentes de aerogeradores.

 

 

Maria do Carmo Sobral

Universidade Federal de Pernambuco
Contato: msobral@ufpe.br
> Abrir currículo lattes
Doutorado em Planejamento Ambiental na Technische Universität Berlin (TU Berlin), na Alemanha (1991), e Pós-Doutorado no Instituto de Tecnologia Ambiental da TU Berlin (2007). Mestrado em Engenharia Civil na Universidade de Waterloo, no Canadá (1979). Especialização em Planejamento Urbano e Regional na Universidade de Dortmund, na Alemanha (1986). Como professora da Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco, coordenou e participou de diversos programas de intercâmbio científico com a TU Berlin. A longa parceria resultou no projeto “Innovate”, cujo objetivo é a gestão sustentável e inovadora da água e do solo em áreas semiáridas. O projeto é promovido pelo Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha (BMBF) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Brasil. Desde 2011, Maria do Carmo Sobral é presidente da Associação dos Ex-Alunos da Universidade Técnica de Berlim no Brasil - Alumni TUB.

 

 

Pedro Rafael Bolognese Fernandes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Contato: pedro@enq.ufrgs.br

> Abrir currículo lattes

Tem graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Engenharia pela Universidade de Dortmund (2005) na área de Controle de Processos. Foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) entre 2001 e 2005. É professor adjunto dos cursos de Engenharia Química e Controle e Automação da UFRGS desde 2010, tendo orientado mais de 50 alunos de graduação a pós-graduação e elaborado mais de 30 artigos. Participou de diversos projetos em colaboração com instituições da Alemanha, entre eles intercâmbio acadêmico. 

 

 

Wagner Xavier de Camargo

Universidade Federal de São Carlos 

Contato: wxcamargo@gmail.com

> Abrir currículo lattes

Wagner Xavier de Camargo é pós-doutor em Antropologia Social e se insere no campo dos estudos antropológicos das práticas esportivas, com ênfase nos estudos de gênero, corporalidades e sexualidades no mundo dos esportes. Atualmente é bolsista da CAPES junto à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). De 2009 a 2011 foi bolsista do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) em estágio internacional na Freie Universität Berlin (FU Berlin), na Alemanha, onde realizou pesquisa de campo, coletando importantes dados para seu trabalho doutoral.

 

 

Demais membros fundadores | Weitere Gründungsmitglieder

  • Anja Grecko | Universidade de Münster
  • Anna Barkhausen | Professora visitante do DAAD na Universidade Estadual de Campinas e Centro de Informação do DAAD
  • Brigitte Weiffen | Cátedra Martius de Estudos Alemães e Europeus, e Universidade de
    São Paulo 
  • Edgard de Faria Corrêa | Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabiana Botelho de Miranda Onofre | Universidade Federal de Santa Catarina
  • Hanna Knapp | Professora visitante do DAAD na Universidade Federal do Paraná
  • Johannes Kretschmer | Universidade Federal Fluminense
  • Marcio Weichert | Coordenador do Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo
  • Martina Schulze | Diretora do Serviço Alemão de Intercâmibio Acadêmico - DAAD Brasil
  • Mateus Cecílio Gerolamo | Universidade de São Paulo - São Carlos
  • Mônica Santos de Freitas | Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paul Voerkel | Professor visitante do DAAD na Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Resedá Streb | Professora visitante do DAAD na Universidade Federal do Ceará
  • Sabine Reiter | Professora visitante do DAAD na Universidade Federal do Pará
  • Svenja Brünger | Professora visitante do DAAD na Universidade Federal do Rio
    Grande do Sul


Novos membros 2018 | Neue Mitglieder 2018

  • Carlos Frederico Graeff | Universidade Estadual Paulista 
  • Ernesto Schulz Lang | Universidade Federal de Santa Maria
  • Marta Cardoso Castello Branco Garzon | Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Vitor Geraldi Haase | Universidade Federal de Minas Gerais

Calendário de eventos

< Oktober 2018 >
KW Mo Di Mi Do Fr Sa So
40
01
02
03
04
05
06
07
41
08
09
10
11
12
13
14
42
15
16
17
18
19
20
21
43
22
23
24
25
26
27
28
44
29
30
31